quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FILME MEU TIO: CINEMA COM DESIGN




Estive em um evento muito inteligente, associando design com cinema. Com comentários de Carlos Franzato (Designer e Coordenador do Design Center Unisinos) e Ana Luiza Azevedo (Cineasta brasileira) e a moderação de Beatris Scomazzon (Proprietária da Zon Design), o evento foi para um grupo pequeno de apreciadores de cultura e design, assuntos que isoladamente já são descolados, imagina juntos!

O filme francês, criado em 1958, foi vanguardista por vários aspectos, em uma época que o design estava começando a ser compreendido como aspecto cultural.

Sinopse: O humilde e atrapalhado Monsieur Hulot é cunhado de um gerente de uma fábrica de plásticos, um novo rico que vive em uma casa totalmente automatizada. Este arranja-lhe um emprego para que seu filho não cresça sob a influência do tio. Filme vencedor do Oscar de filme estrangeiro e vencedor do prêmio especial do júri no Festival de Cannes.

Veja comentários:
http://blogs.estadao.com.br/daniel-piza/a-riqueza-visual-de-meu-tio/

QUEBRA DE SCRIPT, BY THOMAZ MAGALHÃES





Esse livro, além de descolado, é um estímulo a qualquer um que ler esse texto ou tomar conhecimento dessa história. Um pouco sobre o autor: Ele levava uma vida de sonho. Vice-presidente de um importante grupo empresarial, atlético, bonito e bem-casado, Thomaz Magalhães era a personificação do que costumamos chamar de sucesso. O tempo livre era dedicado ao hipismo, sua grande paixão. Já havia conseguido boas colocações em alguns campeonatos quando, num domingo de sol, determinado a se sair bem no Grande Prêmio de Teresópolis, insistiu em repetir durante o treino o salto triplo com Lorenzo, cavalo da raça alemã Holsteiner.


Lorenzo perdeu o equilíbrio e caiu. Essa queda aparentemente banal mu­daria para sempre a vida do jovem empresário, pai de dois filhos. Paralítico aos 37 anos de idade, Thomaz passaria por inúmeras provações, mas também por grandes milagres. O homem cético e consumista deu lugar a uma pessoa espiritualizada, generosa e, surpreendentemente, mais feliz. Nessa trajetória também evoluiu como empresário, aprendendo com os obstáculos, criando métodos próprios (que ele revela aqui) e abrindo nichos. Descobriu, principalmente, que trabalhar fazendo o bem aos outros é um grande prazer.


O novo Thomaz, hoje esquiador aquático (duas vezes medalhista no World Disabled Water Ski Championship), palestrante, marido e pai realizado, é a prova de que a verdadeira superação é valiosa em todos os aspectos da vida – tanto pessoal quanto profissional. Neste livro, ele relata em linguagem direta e com grande coragem sua trajetória extraordinária.


Veja mais:

http://www.youtube.com/watch?v=PjZp-KyMR_k

VENEZA: ATÉ QUANDO?




Veneza é uma cidade italiana. Tem cerca de 271 009 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. Pois a bela e romântica Veneza, uma das mais ameaçadas pelo aquecimento global — o aumento do nível dos oceanos pode “engolir” a cidade — sofre com as chuvas que atingem a cidade. As enchentes se devem a uma combinação fatal: marés mais elevadas que o normal, ventos fortes que empurram água do mar para o interior da lagoa de Veneza, e para completar, uma frente fria estacionada ao norte do mar Adriático.


O nível da água subiu mais de 1 metro e meio, e ameaça essa beleza natural. Mas ela é e sempre será uma obra descolada. Da natureza. Ameaçada de “extinção”.


Veja mais:
http://www.curiosando.com.br/veneza-tambem-sofre-com-as-chuvas/#ixzz15Opj8JTe

A imagem que ilustra esse texto é um alerta: que não deixemos Veneza se transformar em apenas uma foto histórica, e que nossos netos e outros que virão depois tenham a oportunidade de conhecer a bela Veneza. AO VIVO E A CORES.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TALCHÁ: UM LUXO DE CHÁ




Talchá surgiu da paixão pelo chá, que motivou uma procura pelo mundo em busca de produtos da mais alta qualidade para formar um menu inédito com blends exclusivos, chás clássicos, inovadores e inventivos. Sabores e aromas únicos são combinados nas escolhas de Talchá e criam uma experiência completa de sentidos, com os conhecidos benefícios à saúde e ao bem estar proporcionados pelos chás.


Do raro Golden Pu-Ehr reserva, envelhecido durante 5 anos em caves na China, à refrescante infusão de Rooibos colhidos da África do Sul. Bebidas orgânicas, kosher e com certificação de fair trade também fazem parte de nossos produtos.

Já expliquei que não ganho nada (financeiramente falando) divulgando algumas marcas, pessoas e etc. Mas divulgo aquilo que admiro, gosto ou apóio. E esse é mais um caso, veja:
http://talcha.com.br/

É descolado, né mesmo?

MARCELO TAS, O IRREVERENTE




Marcelo Tristão Athayde de Souza, mais conhecido pelo pseudônimo de Marcelo Tas é um diretor, apresentador de televisão, escritor e roteirista de televisão brasileiro. Ele é irreverente, inteligente e eloquente. Gente que comunica diferente. Ele é DEZ. Colado, nem sempre, mas prá muita gente. Prá Dóris, é sim.


Veja mais:
http://marcelotas.blog.uol.com.br/ e http://blogdotas.terra.com.br/

E o Tas no CQC:
http://cqc.band.com.br/

MTV: TUDODEBOM




MTV (Music Television) é um canal de televisão a cabo norte-americano sediado em Nova Iorque, mas transmitido por vários e para vários países. Com uma programação originalmente dedicada totalmente a videoclipes de diferentes gêneros musicais, conduzidos por apresentadores conhecidos como VJs (video jockeys), a MTV foi se aperfeiçoando, e possui uma programação super eclética, com apresentadores e programas sobre comportamento e humor, ao estilo bem contemporâneo, focado essencialmente no público jovem (mas com apreciadores como eu, que já cruzaram os quarenta a um tempinho).

Veja e divirta-se:
http://www.youtube.com/watch?v=P1wl4uG6NbQ&feature=fvw

E o site oficial:
http://mtv.uol.com.br/

Eu amo a MTV e ela é superultra dezcolada.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

BUQUÊS DE FRUTAS: DELICIA




Isso não é propaganda, e eu ainda não experimentei, mas vai a dica dessa blogueira que busca o que é DEZcolado! Sempre digo que o ser humano não tem limites. Olha que bárbaro, veja o que achei:


De um pequeno atelier no coração do Leblon, Rio de Janeiro, saem lindos buquês de frutas, que são entregues por toda a cidade, virando referência na mídia e entre formadores de opinião. A Artefruta surgiu com a idéia inovadora de criar o "plus" que faltava aos tradicionais arranjos de flores. Os buquês são feitos de forma criativa e original. Com a utilização de frutas frescas e deliciosas coberturas, misturam sabor e beleza. Veja mais, aqui: http://www.buquescomestiveis.com.br/index.php

JEFF NISHINAKA, O GÊNIO DOS PAPÉIS




O artista norte-americano Jeff Nishinaka é considerado um gênio dos papéis. Isso porque o que este escultor consegue fazer com um simples pedaço de celulose é realmente inacreditável aos olhos. Não pense em origamis. Este descendente de japoneses desenvolveu uma técnica similar a da modelagem, que cria um efeito tridimensional às esculturas.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS? HALLOWEEN!




O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.


A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).


A formula Trick or Treat (doce ou travessura) também se originou na Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição vestidas com roupas extravagantes pedindo doces e balas.


Hoje em dia, principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e com muita alegria. Nestas festas as pessoas usam máscaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Dracula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engraçado ou horripilante. As crianças saem as ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo por doces dizendo: "Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peça.


Eu gosto. E acho descoladinha, a festa. E é claro: gostosura!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA





Livro e filme, contando a história real de Jean-Dominique Bauby, 43 anos, é editor da revista Elle e um homem apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.


Mais que descolado: necessário para reavaliarmos nossa existência.


RENE MAGRITTE, O SURREAL






René François Ghislain Magritte (falecido em 1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas. Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, ultilizou-se de processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos. Suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através da justaposição de objetos comuns, e símbolos recorrentes em sua obra, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros mais, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real. SURREAL.


Magritte tinha espírito travesso, e, em "A queda", seus bizarros homens de chapéu-coco despencam do céu absolutamente serenos, expressando algo da vida como conhecemos. Sua arte, pintada com tal nitidez que parece muitíssimo realista, caracteriza o amor surrealista aos paradoxos visuais: embora as coisas possam dar a impressão de serem normais, existem anomalias por toda a parte: A Queda tem uma estranha exatidão, e o surrealismo atrai justamente porque explora nossa compreensão oculta da esquisitice terrena.


Filosofia, arte e futuro andam juntos. E são muuuuuuito descolados.

MADONNA, A MADONA




Madonna é uma cantora, produtora de teatro e música, bailarina, atriz, modelo e empresária dos Estados Unidos com ascendência italiana. Sua carreira é marcada por seu sucesso mundial na cena da música, polêmicas e controvérsias que suscitou, nomeada de "A Rainha do Pop" e apelidada de Material Girl. Com 300 milhões de álbuns e singles vendidos, Madonna é a cantora que mais vendeu álbuns e singles na história da música mundial. O Guinness World Records classificou ela como a artista do mundo mais bem sucedida de todos os tempos.


Desculpem os outros, que gosto também, mas Madonna é a madona. É superdezcolada.

MOCHILEIROS



Mochileiros são e sempre serão descolados. Conhecedores corajosos do mundo (eu já fui uma...).




O mochileiro é um viajante independente, que organiza suas viagens por conta própria, dando ênfase ao conhecimento, aventura e diversão. Geralmente, utiliza meios de hospedagens mais econômicos e costuma fazer viagens mais longas. Seu transporte é realizado através da carona ou a pezito, na maior parte dos casos.




VOCE SABE DE ONDE VEM OS BEBÊS?




Bem, os alemães sabem... Não há nada como um livro infantil alemão para explicar o 'inexplicável' às crianças...


Sinceramente, não sei se acho engraçado, ou descolado. Mas na real, é tão inusitado, que não podia deixar de postar aqui, no DEZCOLANDO.


O que rola na minha cabeça, rola no meu mundo, hello!